A RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança (APRPS), associação sem fins lucrativos e com o estatuto de utilidade publica, fundada a 18 de dezembro de 2003, que tem a sua sede na Lousã, tem vindo a desenvolver diversas atividades, com o intuito de congregar cidadãos e instituições que, em Portugal, tenham responsabilidades na gestão dos riscos, ou que zelam pela segurança das pessoas e dos seus bens, e desta forma promover a atualização de conhecimentos na área dos riscos e sensibilizar as instituições e cidadãos para a promoção de um cultura de segurança.

Neste sentido a Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança, desde a sua fundação, desenvolveu 11 Encontros Nacionais de Riscos, realizados em 7 concelhos de Portugal, Coimbra (4), Porto (1), Mafra (1), Aveiro (2), Guimarães (1), Viseu (I), Lisboa (1) estando a décima segunda edição prevista para abril de 2019, em Faro (1), e cada Encontro debruça-se sobe diversas temáticas dos riscos, que afetaram ou podem vir a afetar com gravidade a sociedade e suas infraestruturas.

Assim, O XII Encontro Nacional de Riscos decorrerá no dia 27 de abril de 2019, no Auditório da Escola Secundária João de Deus, Faro, e será dedicado a tema do “Risco Sísmico. Aprender com o Passado”. Entre outros aspetos, visa revisitar acontecimentos nefastos da história de Portugal, como sejam as efemérides relativas aos tremores de terra, dos quais se destacam o tremor de terra de 1755, com maremoto associado, o qual provocou a destruição de Lisboa e causou elevados danos na região algarvia, mas também o de Benavente e de Pokuplje (110 anos), ou do sismo de 1969 (50 anos).

Acresce, ainda, que a reflexão à volta dessas manifestações do risco sísmico permite juntar várias áreas do conhecimento e da sociedade por forma a refletir sobre o que aprendemos com o passado, bem como para analisar as melhorias verificadas desde então e perceber o que ainda é necessário fazer para potencializar a resiliência das populações.

Certos de que a Instituição/Empresa, que dirige tem preocupações com as consequências das manifestações do risco sísmico, vimos solicitar-lhe apoio para a realização desta reunião técnico-científica-pedagógica.

Assim, ao patrocinar o XII Encontro Nacional de Riscos dará maior visibilidade à sua empresa ou instituição através do material que será distribuído e/ou exposto e contribui para que a RISCOS possa continuar a realizar este tipo de eventos.